top of page

Os grandes heróis e vilões nazistas,comunistas e patriotas

  • Lucas Ribeiro
  • 8 de nov. de 2015
  • 5 min de leitura

Os quadrinhos, assim como boa parte, se não toda manifestação cultural,também não escapou das influências de ideologias que marcaram momentos históricos da humanidade. Dentro do grande universo das HQs e da cultura pop pode-se ver uma grande gama de super-heróis, dos menos conhecidos, como Union Jack, aos mais adorados e relevantes sendo apresentados como representantes dos Estados Unidos e, entre eles, o mais famoso é o Superman. Duas sagas podem ser citadas para as apresentações dessas versões: A Saga Spiderverse, que reúne as mais de 300 versões do Homem Aranha, e a Saga Crise das Infinitas Terras, onde o Flash acaba trazendo versões dos superheróis para a Terra 1. Nesse post, irei mostrar os maiores heróis e vilões e suas versões soviéticas, nazistas e estadunidenses.Uma viagem que relembra fatos da história real da humanidade, como a II Guerra Mundial.


Superman entre a foice e o martelo


Começando por um herói que está em nossos corações há décadas, o Superman por um bom tempo defendia apenas os EUA, além de ser mostrado em HQs antigas xingando outros países e falando que a nação estadunidense é a melhor e a maior existente. Mas, isso foi corrigido há poucos anos e para isso foi criada uma versão comunista do Superman. Foi isso mesmo. Na década de 80 surge o Superman entre a Foice e o Martelo, o qual Ka-el (nome kriptoniano de Clark Kent - o Superman), ao mandado para a terra é atingido por um meteoro, fazendo com que ele caia não nos EUA, em plena guerra civil, como é a história original, mas caia na União Soviética. Lá, ele foi usado por nazistas para criar clones e seres que seriam a próxima evolução do ser humano, como o novo Superboy Prime e, assim, várias coisas no universo foram mudadas como a Liga da Justiça que deixa de existir; vários heróis são mercenários e a maioria dos vilões se tornaram anti-heróis ou heróis. Nesse contexto, o mundo se tornou um caos.


Cidadão V


Mas também existe um herói muito menos conhecido que o Supeman, que é o Cidadão V. Se observado apenas pelo uniforme podemos perceber que ele tem uma dose elevada de patriotismo, pois sua capa e parte do uniforme tem estampada a bandeira dos Estados Unidos, além de suas HQs ele estar sendo mostrado apenas como um defensor dos Estados Unidos.

Patriota de Ferro

Agora esse vilão que irei falar pode parecer como um herói muito adorado, mas não se engane, esse de quem estou falando é o Patriota de Ferro, mostrado no Iron Man 3 como um herói. No filme, o General Rhodes é o Patriota e se apresenta como um salvador que antigamente era a maquina de combate ,. Já nas HQs, o Norman Osborn é o Duende Verde, mas durante a Saga Reinado Sombrio ele supostamente se curou e assumiu o posto de Patriota de Ferro entre os Vingadores Sombrios e se tornando o líder da equipe. O Duende Verde após a suposta cura se torna do bem, mas mesmo assim continuou a ser um louco, sádico, insano e um dos maiores psicopatas da Marvel. Talvez até o maior deles, usando a armadura com traços misturados de Homem de Ferro e Capitão América para parecer aos olhos da população como uma pessoa boa, mas graça aos vingadores atuais ele foi desmascarado


Caveira Vermelha


Outro exemplo de vilão é o Caveira Vermelha, só que esse não é um patriota, mas sim um nazista. Johann Schimidt é o seu alter ego e o caveira desde pequeno foi treinado por Hitler e demais nazistas para ser o próximo na hierarquia nazista e ser o criador da Hydra. Caveira foi desde jovem treinado com o uso de armas de fogo e armas brancas predestinado a deixar rastros de terror e sangue por onde passasse. Ele é envolvido num acidente no qual ele perde a cartilagem e pele da cabeça, mas ganha de Hitler uma máscara nazista para esconder as marcas e cicatrizes que desfiguraram seus traços. Cert dia, Caveira é vitima em um outro acidente com uma super cola e com isso a máscara que usava acaba fundida ao rosto dele para sempre. Hoje, ele é o maior inimigo do Capitão América.

Mulher Maravilha


Outro símbolo do patriotismo nas HQs, sem dúvida alguma, é a Mulher Maravilha. Desde pequena, criada em Temiscera – o centro do Monte Olimpo, ela é predestinada a assumir o posto de rainha amazonas e liderar as amazonas contra a raiva e o ódio dos homens. Sua missão é semear a paz no planeta. Porém, apesar de não ser americana, seu uniforme de batalha original carrega várias estrelas e cores da bandeira dos EUA e ela é vista por muitos como uma patriota e guerreira estadunidense.


Homem Aranha UK


Além dessas versões patriotas dos Estados Unidos, existe também uma versão do Homem Aranha em outro universo chamado de Homem Aranha Reino Unido, como os fãs preferem chamá-lo. Esse Aranha foi mostrado na Saga Spider Verse como uma versão de outro universo onde Morlun, o eterno predador, matou a sangue frio o Aranha original desse universo. Esse usa o uniforme diferente o qual estampa a bandeira do Reino Unido e, sendo o braço direito do Espetacular Homem Aranha, sendo inimigo do Homem Aranha Assassino e do Homem Aranha Superior. Esse Homem Aranha UK foi mostrado muito em HQs comparando pessoas comuns a pessoas importantes na história do Reino Unido e sendo sempre um adorador de sua cultura. Também existe uma versão do escalador de paredes que é da India, mas um Homem Aranha já basta, por hoje.


Capitão América (Steve Rogers)


Outro herói que podemos mostrar como ilustração de patriotismo nas HQs é o Capitão América. Steve Rogers, como eu prefiro chama-lo, foi um marco na história da Marvel, participando de vários acontecimentos históricos. O herói tem estampado no seu uniforme original e na roupagem nova também as cores da bandeira dos Estados Unidos. A bandeira americana também aparece como um “A” em sua máscara representando. Ele é apresentado como um herói que ama seu país.


Barão Zemo (Pai e Filho)


Este agora é mais um que compõe a lista dos vilões nazistas. O Barão Zemo ou apenas Zemo é um atual regente e imperador da Hydra. Ele foi treinado por Caveira Vermelha para ser um herdeiro e perpetuador do legado dele em Zemo. Tanto o pai quanto o filho se chamam Zemo e os dois assumiram o posto de Barão, sendo um tendo sua aparição na Segunda Guerra Mundial e o outro, o atual. Os dois enfrentaram e quebraram o escudo do Capitão América no meio. Nada mal para um senhor com mais de 50 anos e um adolescente com sede de vingança. O jovem Zemo utiliza uma espada feita de Proto Adamantiun, o metal mais poderoso do Universo Marvel. Zemo foi mostrado diversas vezes subestimando outras pátrias e tendo ódio e nojo de americanos. Também aparece como alguém que tem extremo prazer em maltratá-los, independente se são crianças, mulheres, velhos e homens. Ele matou diversos deles sem demonstrar um pingo de dó e já foi capaz de cortar as garras de Adamantiun de Wolverine.


Menção Honrosa


Indiana Jones e os caçadores da arca perdida

Quem já viu esse filme pode perceber que no passar da trama os vilões do Indiana são nazistas e que disputam com o protagonista a busca da arca perdida, que é um objeto onde está armazenado parte do poder de Deus. Segundo o filme, os nazistas queriam usar esse poder para trazer Hitler de volta à vida e fazê-lo dominar o mundo atual e trazer o nazismo ao auge. Mas, ainda bem que no final, os nazistas não se mostram dignos de abrir a arca e acabam por sofrer a dor de todos os seus pecados e de toda a dor que já causaram, tanto física quanto mental. O Indiana é mostrado, ao final, vencendo e salvando todos de um possível regime mundial nazista que poderia cair na terra. Nas HQs, o Indiana Jones é mostrado como um possível velho amigo de Steve Rogers.

*Superman Entre a Foice e o Martelo

*Cidadão V

*Barão Zemo I

*Barão Zemo II

* Homem Aranha UK

*Homem Aranha Superior

*Homem Aranha Assassino


 
 
 

Yorumlar


Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic

© 2023 by MATT WHITBY. Proudly created with Wix.com

bottom of page